Da redação do Site Inovação Tecnológica em 12/11/2009
Terra absorve mais gás carbônico do que cientistas pensavam
Os novos dados indicam que os ecossistemas e os oceanos da terra têm uma capacidade muito maior de absorver gás carbônico do que demonstravam os estudos científicos feitos até então. Os métodos atuais para estimar as emissões de gases de efeito estufa têm limitações que os tornam inadequados para monitorar as emissões de CO2 e permitir o acompanhamento de um eventual tratado internacional do clima.
Estes estudos deixam o IPCC em apuros. Ao contrário da maioria dos estudos climáticos sobre o tema, sobretudo os que balizam as decisões do IPCC, este não se baseou em modelos de clima computadorizados, mas em dados de medições históricos reais, coletados diretamente, e em estatísticas. Veja aqui a reportagem na íntegra no site Inovação tecnológica.
Além disso, os métodos de monitoramento do CO2 são inadequados para um tratado internacional do clima. Este alerta esta descrito aqui na íntegra - Leia. A imagem é do satélite OCO que seria um laboratório para comprovar um método de medição das emissões de CO2 que poderia vir a ser usado no futuro por uma constelação de satélites construídos para essa finalidade.[Imagem: NASA].
