O termo indicador é originário do latim indicare, que significa descobrir, apontar, anunciar, estimar. Os indicadores podem informar sobre o progresso em direção a uma determinada meta, como por exemplo, o desenvolvimento sustentável.
Existem vários modelos de relatórios disponíveis no mercado que utilizam indicadores ambientais, econômicos e sociais, que uma empresa pode utilizar para expressar a forma como impacta o meio ambiente. O modelo de relatório com maior credibilidade no cenário internacional é o da GRI.
GRI – Global Reporting Initiative, é uma ampla rede independente composta por milhares de indivíduos e organizações distribuídos em mais de 30 países e com sede em Amsterdan - Holanda. No Brasil, a GRI conta com a parceria do Instituto Ethos e do núcleo de estudos em sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. A GRI é também um núcleo oficial de colaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
A GRI apresenta, também, indicadores de sustentabilidade que podem expressar o desempenho de empresas.
Clique no link abaixo para fazer o download dos manuais em Português e do Protocolo mundial de indicadores de sustentabilidade.